Escolha uma Página

Acredite: Ler livros em inglês não é nenhum bicho de sete cabeças!  Nesse post, daremos algumas dicas para você começar a praticar esse hábito que he ajudará muito na expansão de vocabulário. Confira!

Será que estou pronto para começar a ler livros em inglês?

Muita gente se engana ao pensar que a leitura em inglês só é possível para quem já está em um nível bem avançado do idioma. Se você já está no Level Pré-intermediário no CNA Go, por exemplo, já poderá começar a incluir esse hábito na sua rotina. 

É importante ter em mente que ler em outro idioma quase nunca será igual a como você lê na sua língua materna. A velocidade será diferente e nem sempre você compreenderá toda a história, principalmente no começo. Assim como quase tudo na vida, adquirir proficiência na leitura é algo que se conquista com dedicação, prática e tempo

Respondendo a pergunta acima: o momento certo para começar a ler livros em inglês é quando você não precisar ficar parando toda hora para consultar o dicionário e entender o suficiente para fazer a leitura

Você notará que esta preparado, por exemplo, quando conseguir ler com mais facilidade os textos das atividades na plataforma, sem precisar usar o recurso de tradução. Então fique atento a isso! 😉

Não se apegue a compreender palavra por palavra, mas sim o contexto 

Mesmo quem já está em um nível mais avançado dificilmente entenderá o significado de todas as palavras num livro. Aliás, até mesmo em português sempre nos deparamos com palavras cujo significado é desconhecido, não é mesmo? O segredo é compreender a história pelo contexto do que você está lendo. 

Ao se deparar com um termo desconhecido, tente compreender a mensagem a partir da interpretação do do que está escrito pelo todo.

Caso você sinta que a palavra que você não conhece é extremamente necessária para a compreensão da história, você pode fazer uma breve pesquisa em um dicionário e até mesmo anotar. Só fique atento para isso não virar um hábito e se ver lendo com um dicionário na mão. 

Uma outra opção para quem está começando a ler livros em inglês é ter um caderninho – ou mesmo o bloco de notas do celular – para anotar as palavras do capítulo que você ficou com dúvida do significado.

Ao final do capítulo, por exemplo, você poderá fazer uma pesquisa com todas as palavras de uma vez. 

Leia histórias que você já conhece

Sabe aquele livro que você adora e já conhece a história de trás pra frente? Tente começar por esses! Assim, o seu cérebro começará a relacionar o conteúdo em português com o conteúdo que você está lendo em inglês. 

Você pode começar com contos de fadas (fairy tales) ou até mesmo com aquele livro que virou filme e que você já leu e assistiu a adaptação várias vezes. #ficaadica

Compre livros adaptados para o seu nível

Pouca gente sabe que existem livros adaptados para cada nível de proficiência no inglês. Este é um recurso maravilhoso que poderá te ajudar no começo dessa trajetória. 

A editora Penguin Readers, por exemplo, possui em seu catálogo livros específicos para cada level, desde os mais iniciantes até os bem avançados. O que varia é a quantidade de palavras e a complexidade que eles possuem. 

No caso de um livro “Starter”, ele terá entre 400 – 500 palavras e um vocabulário de fácil compreensão. Os do “Level 1” possuem entre 1.000 – 1.600 palavras; já os do “Level 7”, o último level, possuem entre 22.000 – 26.000. 

O mais legal é que por exemplo, você conseguirá ler um clássico como Romeo and Juliet, de William Shakespeare, no formato Starter. São livros famosos, não apenas histórias desconhecidas.

Agora basta começar!

Esperamos que esse post possa ter esclarecido as suas dúvidas sobre quando e como começar a ler em inglês.  

Conforme você avançar na sua jornada de aprendizagem, tente ler um livro em inglês. É o mesmo processo de assistir a um filme ou série sem legenda: no começo, você vai entender pouco, mas depois de um tempo de prática, já vai conseguir compreender melhor a história. 

O mais importante mesmo é não desistir, ok? E conte sempre conosco! 🙌

Gostou? Compartilhe!

+ Textos

Conheça o CNA Go!

CNA Go

Posts no Instagram

Siga @CNA Go

Continue lendo:

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *