Escolha uma Página

Se nós te disséssemos que praticar inglês ficou até mais fácil neste período de pandemia, você acreditaria?

É isso mesmo! E isso está acontecendo principalmente por um motivo: o aumento no uso da internet e a consequente criação de novos hábitos de consumo digitais.

Segundo pesquisa realizada pela Akamai, plataforma de armazenamento em nuvem responsável por 30% do tráfego mundial, o uso da internet cresceu 112% no mês de abril, início do isolamento social aqui no Brasil, em relação ao mesmo período do ano passado. 

Com isso, está nítido que a internet tornou-se companheira de muita gente na quarentena imposta pela pandemia do coronavírus (Covid-19).

O tempo livre que passávamos “desconectados” – entre aspas, porque mesmo quando estávamos com amigos presencialmente, por exemplo, continuávamos conectados nas redes sociais -, foi substituído por tarefas e conexões  praticamente 100% online.

Adeus, barreiras físicas.

No mundo pré-pandemia, ainda existiam barreiras físicas mesmo em um mundo globalizado. 

Porém, a chegada da pandemia impôs o fim das barreiras físicas de uma vez por todas. 

Pense, por exemplo, em uma pessoa que trabalha em uma multinacional e costumava viajar pelo mundo para atender clientes. Hoje não é mais possível trabalhar dessa forma, certo?

Obrigatoriamente, essas pessoas passaram a ter que se reunir com seus clientes via videochamadas e até mesmo as empresas mais tradicionais tiveram que se adaptar. 

Trazendo esse exemplo para o estudo do inglês, muitos cursos que antes só estavam disponíveis presencialmente ao redor do mundo, agora estão disponíveis online e por um preço bem mais acessível.

Ou seja, você pode fazer um curso online com colegas de classe espalhados por todo o mundo e praticar inglês “em dobro” – pelo conteúdo e pelo contato com estrangeiros.  

Se você é fã do universo geek e da cultura pop, com certeza deve ter acompanhado o sucesso que foi a CCXP deste ano, chamada de CCXP Worlds, pois contou com milhões de participantes de 113 países que acompanharam 250 lives simultâneas. 

Além do conteúdo incrível do evento, pela primeira vez os participantes conseguiram interagir via chat com outros participantes espalhados pelo mundo e praticar inglês falando sobre assuntos em comum! Massa, não é mesmo?

Em um mundo sem barreiras físicas, o inglês se tornou o novo passaporte.

Como praticar inglês online

Como mencionado anteriormente, o aumento do uso da internet no período de pandemia influenciou na quebra de vez das barreiras físicas e também na conectividade entre pessoas do mundo todo. 

Além disso, acabamos tendo mais tempo livre. Por exemplo, se você se deslocava para a escola, faculdade ou trabalho, passou a  utilizar esse tempo para fazer qualquer outra coisa, certo? 

Ou seja, sem desculpas para não treinar inglês, hein!?

Precisamos tirar proveito desse momento para a prática do idioma.  

Se você leu os nossos artigos sobre lifelong learning, deve se lembrar que cada pessoa possui uma forma de aprender preferida. Algumas pessoas são mais adeptas aos conteúdos em vídeo, outras não trocam as aulas mais tradicionais e as anotações em papel.

>>> Baixe o  e-book “Como o lifelong learning pode ajudar no aprendizado do inglês”.

Sendo assim, o primeiro passo para praticar inglês é ter plena consciência da forma como você prefere aprender e absorver conteúdos novos. 
Hoje, no ambiente online, é possível praticar inglês das seguintes formas:

Games

Sim! Os jogos online são muito populares e boa parte deles são em inglês ou pelo menos fazem usode expressões em inglês referentes ao universo gamer numa partida. Além do jogo em si, se você está jogando online, é capaz de interagircom jogadores de outros países, o que possibilita a prática do idioma com nativos.

Vídeos, filmes e séries

O aumento no consumo de conteúdos em vídeo e o consequente aumento da velocidade com que esses são produzidos e disponibilizados faz com que os adeptos desse formato de conteúdo sempre tenham conteúdos fresquinhos para assistir. 

Para praticar inglês, você pode mesclar entre as famosas videoaulas e demais conteúdos da sua preferência, desde que assistido no idioma.

Se você ainda for iniciante, use as legendas para te auxiliar. Pense que elas são como as rodinhas de apoio em uma bicicleta – só não se esqueça de tirá-las conforme for pegando o jeito e compreendendo melhor as palavras, ok?

Dica de conteúdos em vídeos incríveis: TED Talks

Lives e eventos

Assim como no exemplo da CCXP Worlds, o número de lives e eventos virtuais aumentou fortemente de abril para cá. Esse formato também é uma excelente opção para praticar inglês. 

No CNA Go, nós possuímos as Go Lives! É um momento bem bacana para falar sobre assuntos relacionados ao idioma e também praticar alguns tópicos abordados durante o curso.

Conversando

Por que não juntar amigos que também estudam inglês e propor uma videochamada em inglês para colocar o papo em dia? Já que os encontros presenciais estão fora de cogitação no momento, reúna a galera e pratique inglês de uma só vez!

Você também pode utilizar aplicativos para conhecer estrangeiros para conversar. Um super famoso é o Tandem, um aplicativo de intercâmbio de idiomas! 

Se você é aluno do CNA Go e possui o Plano Gold, lembre-se de utilizar as Conversation Classes – para quem não sabe, são aulas de conversação ao vivo com professores incríveis, para praticar e treinar tudo o que o aluno aprendeu nas atividades disponíveis no app em pequenos grupos de até 15 pessoas.


Viu só como existem várias formas de praticar inglês, ainda mais em tempos de pandemia? Aproveite o poder da conexão e o seu tempo livre para potencializar o aprendizado do idioma.

Se você gosta de praticar inglês de outra forma que não foi mencionada no texto, deixe sua recomendação para nós nos comentários!

Take care!

assine cna go

Gostou? Compartilhe!

+ Textos

Conheça o CNA Go!

CNA Go

Posts no Instagram

Siga @CNA Go

Continue lendo:

Como melhorar o inglês com 4 hábitos cotidianos

Como melhorar o inglês com 4 hábitos cotidianos

Se você quer saber como melhorar o inglês, definitivamente esse texto é para você! “Como melhorar o inglês” é algo que todos os estudantes do idioma desejam saber - e não é à toa.  Quando começamos a aprender algo, queremos sempre nos aprimorar e ver logo os...

Inglês americano e britânico: qual a diferença?

Inglês americano e britânico: qual a diferença?

Afinal, qual a diferença entre inglês americano e britânico? Essa é uma dúvida que muitas pessoas que estão pesquisando cursos de inglês para começar a estudar o idioma possuem!  O mais engraçado é que muita gente não faz nem ideia de que existe uma diferença até...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *