4 Ferramentas de Organização Para Estudar Inglês

fev 20, 2021

4 Ferramentas de Organização Para Estudar Inglês

fev 20, 2021

Gostou? Compartilhe!

Como já falamos aqui, estudar inglês online lhe dá muita autonomia, mas requer bastante disciplina. E, ao contrário do que muitos pensam, isso não é um problema! 

No livro ”Pedagogia da Autonomia”, Paulo Freire argumenta que “Ensinar não é transferir conhecimento (…) é respeitar a autonomia e a identidade do educando e a educação deve estar centrada em experiências estimuladoras da decisão e responsabilidade.” 

Por isso, aprender a conciliar a autonomia e disciplina que o estudo online requer não é um fardo nem uma desvantagem, mas sim uma parte do seu processo de aprendizagem, que estimula habilidades que vão além do conteúdo que você está se propondo a aprender. 

Neste post, te apresentaremos 4 ferramentas de organização para auxiliar você a aprender inglês online melhor, com mais facilidade, respeitando sua autonomia e identidade e estimulando a sua responsabilidade.

2 ferramentas de organização para te ajudar a estudar inglês

Por mais que você tenha atividades independentes umas das outras, você é apenas uma pessoa que deve realizar todas elas, certo? 

Por isso, é muito importante ter um espaço onde você possa anotar TUDO o que precisa fazer (desde atividades do trabalho, exercícios do seu curso de inglês e até aquela louça que você esqueceu de lavar ontem).

1 – Utilize um Planner

Uma ferramenta que pode te ajudar muito com isso é o Planner. 

Ele é mais completo que uma agenda justamente porque propõe o encontro de aspectos da vida pessoal e vida profissional. 

Com ele, você consegue visualizar todas as suas tarefas e dividi-las entre os dias da semana de acordo com a sua disponibilidade.

Dessa forma, você não perde nenhuma tarefa de vista e consegue alocar tempo da sua semana para todas elas de acordo com a SUA prioridade. 

>>> Confira aqui como criar um planner personalizado utilizando o Canva

2 – Já conhece o Trello?

Outra ferramenta digital que pode auxiliar muito a sua organização é o Trello: uma plataforma de gerenciamento de projetos e/ou tarefas, que pode ser adaptada de acordo com as suas necessidades. 

Você pode usar online, de graça e é muito fácil de aprender a usar. Saiba mais aqui

A dica principal é: faça “boards” separados para cada tipo de atribuição na sua vida. 

Exemplo: um board para trabalho, outro para estudo, outro para vida financeira, outro para vida pessoal. Mas, também faça um “Board Principal”. 

Assim, vendo as tarefas em cada board separadamente, você seleciona quais são prioritárias e insere-as no Board Principal, onde você terá um panorama de todas as suas tarefas da semana, bem parecido com o que acontece no Planner.

Você escolhe se prefere se organizar no papel com o Planner ou digitalmente com o Trello ou outras ferramentas digitais similares, como o Evernote e a Asana

Tudo vai depender do tamanho do seu plano e também de qual estilo mais te agrada.

2 ferramentas digitais para otimizar o seu estudo de inglês online

Estudar inglês de forma menos trabalhosa ajuda MUITO a manter a assiduidade ao seu cronograma de estudos.

As duas ferramentas e dicas a seguir podem ser determinantes na continuidade do seu aprendizado do idioma.

1 – O Google Drive e três dicas importantes!

Você é o tipo de aluno que vai anotando tudo o que o professor fala? Esse é um ótimo hábito porque o ato de escrever ou digitar o que você ouve ajuda na memorização. 

Mas, muitas vezes o professor fala mais rápido do que você consegue escrever, não é mesmo? 

Uma ferramenta digital online e gratuita que pode te ajudar muito é o Google Drive.

Nele, você pode criar um Google Docs (um documento em branco) e nomeá-lo de acordo com a aula que você está assistindo e a data, por exemplo. 

É bem parecido com o Word da Microsoft, a diferença é que é online e as suas alterações ficam salvas automaticamente, na nuvem. 

Então, conforme o professor vai falando, você vai digitando e consegue fazer seus resumos e anotações muito mais rápido e pode acessá-los de qualquer lugar, até mesmo pelo celular. 

Ao estudar inglês com o CNA Go, por exemplo, enquanto você acompanha a aula no seu celular, você pode ir anotando no seu computador no Google Docs ou dividir a tela do seu celular em dois mesmo.

Dica 1:

A primeira dica é que é interessante você revisitar esse conteúdo e editá-lo para que fique visualmente mais bonito. 

Isso é frescura? Não é! Ter destaque em informações importantes e em diferentes cores vai te ajudar a memorizar melhor aquelas informações. 
Existem vários vídeos no YouTube ensinando como configurar o Google Docs para fazer resumos LINDOS e poupar muito tempo com isso, porque demoraria muito mais para fazê-los à mão.

Dica 2:

Outra vantagem dos resumos digitados é que você encontra as informações com muito mais facilidade. 

A segunda dica é: use os comandos ctrl (ou command no Mac) + F e digite uma palavra-chave que te leve à informação que você estiver procurando. Se essa palavra constar no resumo, você fica sabendo na hora sem precisar ficar procurando por ela linha a linha e perdendo tempo com isso.

Dica 3:

A terceira dica é que no Google Drive você pode criar pastas. Então, se você cursa 5 disciplinas na faculdade, faz um curso e inglês e também um curso de desenho, por exemplo, você pode criar pastas para armazenar as aulas de cada uma dessas atividades diferentes separadamente. 

Assim fica bem mais organizado e você não se perde! 

A próxima ferramenta online que eu vou mostrar pra vocês é perfeita pra quem tem uma boa memória fotográfica.

2 – GoConqr

A plataforma GoConqr disponibiliza uma variedade de ferramentas de construção de recursos visuais para aprendizagem, como mapas mentais, fluxogramas e testes. 

A criação e compartilhamento de materiais produzidos são possíveis de acessar na versão gratuita, além disso é possível acessar o canal da GoConqr no YouTube com tutoriais que ensinam a usar a plataforma.

Mesmo pra quem não tem a memória visual tão boa, uma dica bacana é imprimir seus mapas mentais e fluxogramas e colar por diferentes locais da casa que você bate o olho durante o dia, como na frente da geladeira, ao lado da televisão, etc.

Dessa forma, de tanto ver aquele conteúdo em diferentes momentos, você acaba memorizando.


Viu como existem diversos recursos para te auxiliar no planejamento e dedicação nos estudos online? O que você achou?! 

Comente aqui e, se você já usa alguma ferramenta de organização pessoal, conta pra gente qual é. 

Aproveite a flexibilidade que o curso de inglês online CNA Go oferece e arrase nos estudos!

Gostou? Compartilhe!

+ Textos

Conheça o CNA Go!

CNA Go

Siga @CNA Go

Continue lendo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *